segunda-feira, 11 de maio de 2015

✈ Você sabia? Lavagem de aeronaves ✈


LAVAGEM DAS AERONAVES ajuda na economia de combustível.


Os micro-detritos acumulados nas superfícies das asas, fuselagem e estabilizadores são removidos após as lavagens periódicas feitas nas aeronaves. Estes depósitos caso não sejam removidos, causam o aumento do arrasto (que é uma força aerodinâmica oposta ao sentido de deslocamento do avião) e consequentemente, gasta-se mais combustível durante o voo.

A tarefa de lavagem é estabelecida pelo manual do fabricante e deve ser seguida corretamente para não prejudicar a vida útil dos componentes da aeronave.

Uma operadora constatou que após a lavagem periódica externa, conseguiram obter uma economia de 3% de combustível para uma aeronave de 50 passageiros.

Há uma outra lavagem muito importante para a economia de combustível: a lavagem interna dos motores. Ela diminui o arrasto das partes móveis internas, retirando os detritos que lá se instalam, reduzindo assim o consumo que chega à um pouco mais de 1%. Sua periodicidade deve ser definida em função das condições operacionais, sendo o tempo médio para lavagem de 6 meses ou 2.000 horas de voo.

✈ Curiosidade 
A Lufthansa Technik está desenvolvendo um revestimento semelhante à pele de tubarão em superfícies externas de aeronaves. Espera-se que, no futuro, o novo sistema de pintura, com uma microestrutura que reduz o arrasto, proporcione uma economia em combustível em torno de 1%.

2 comentários: